Acupuntura

A ACUPUNTURA consiste em uma técnica chinesa milenar de tratamento baseada na estimulação de determinados pontos do corpo com agulhas.

Muito eficiente no tratamento de algumas doenças e no alívio de dores crônicas e agudas em geral.  Pode ser aplicada tanto em adultos quando em crianças, onde geralmente é utilizada a AURÍCULO-ACUPUNTURA.

Confira os 5 Benefícios da Acupuntura

1) Redução de náusea, vômitos e cansaço fácil (fadiga) associada à quimioterapia
Sessões de acupuntura são uma boa alternativa para controlar a náusea e o vômito causados pelo tratamento quimioterápico do câncer de mama e de outras neoplasias.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer dos EUA, há fortes evidências científicas que a Acupuntura pode ajudar a melhorar náuseas e vômitos relacionadas à quimioterapia.

Uma revisão sistemática do Instituto Cochrane também reforça esse benefício importante da Acupuntura no tratamento auxiliar de pacientes com câncer, já que a quimioterapia muitas vezes acaba por gerar efeitos colaterais importantes nos pacientes. No estudo, foram selecionados 11 artigos randomizados, com mais de 1000 pacientes inclusos no total. Os autores concluíram que a Acupuntura apresentava eficácia no tratamento deste mal estar comum nos pacientes submetidos à este procedimento.

2) Alívio de dores lombares
A Acupuntura tem um longo histórico no alívio de lombalgias agudas e crônicas de diversas etiologias, desde dores musculoesqueléticas até dores causadas por hérnias de disco leves e moderadas.

Dores agudas e crônicas – principalmente as lombalgias – ainda são os principais motivos que levam as pessoas à procurarem um médico ou médico acupunturista. Estudos mostram que mais de 80% das pessoas terá um episódio de dor nas costas durante a sua vida.

Diversos estudos científicos reforçam a eficácia da Acupuntura no alívio destas dores, ajudando os pacientes a diminuir o número de medicamentos de uso contínuo e seus efeitos colaterais.

3) Ajuda a diminuir o stress e sintomas de ansiedade
Ansiedade e stress são dois problemas bastante prevalentes atualmente, que podem resultar em graves transtornos se não abordados e tratados corretamente.

O uso da Acupuntura no alívio destes sintomas vem sendo bastante pesquisado.

Muitos pacientes já sentem um alívio logo após as primeiras sessões de Acupuntura, com melhora importante nos sintomas e em sua qualidade de vida.

4) Alívio de cefaleias e outras dores de cabeça
A Acupuntura tem excelentes efeitos analgésicos, anti-inflamatório e relaxante muscular para o auxílio do tratamento de crises agudas de cefaleias e enxaquecas, e também para o auxílio do controle crônico destas e outras patologias. A Acupuntura é mais segura para o uso prolongado do que os medicamentos anti-inflamatórios e os opioides, que podem resultar em crises de gastrite, constipação e boca seca.

A Acupuntura é inclusive utilizada na prevenção e espaçamento das crises de cefaleia.

Uma revisão sistemática com mais de 20 estudos envolvendo o uso de Acupuntura para o tratamento de enxaqueca e outras dores de cabeça demonstrou que ela poderia até prevenir a cronificação destas dores, e mostrou também que a Acupuntura foi eficiente no alívio de cefaleias que já eram crônicas antes do início do tratamento.

5) Alivia os sintomas da tensão pré menstrual (TPM)
Passar pela TPM pode se tornar menos doloroso com a ajuda da Acupuntura. A TPM é bastante comum e afeta até 30% das mulheres com ciclos menstruais regulares.

Novas pesquisas mostraram também que a Acupuntura auxilia bastante mulheres que sofrem com cólicas, inchaço, alterações de humor e dores de cabeça durante o período pré-menstrual, já que a Acupuntura estimula a liberação de neurotransmissores endógenos, que ajudam a regular os sintomas.

Os convênios médicos que trabalhamos, são: Amil, Mediservice, Sul América, Volkswagen, Unimed, IMASF Plantel (ABET), Blue Life, Porto Seguro, Fundação Pampulha (Itaú).